top of page

11 Livros de suspense sáfico que você precisa conhecer

Atualizado: 15 de mar.

O suspense dialoga com questões intrínsecas à existência humana, incluindo romance, sexo e paixão.


Durante muito tempo, as obras LGBTQIA+ se resumiram a histórias trágicas ou de autodescoberta. No entanto, estamos cansados de ver narrativas focadas apenas na dificuldade de aceitação da sexualidade ou na busca por identidade.


O público anseia por personagens que simplesmente existam.


E isso inclui personagens sáficas nas obras de suspense, terror e horror.


Não estou dizendo que devemos abrir espaço dentro de um suspense para o desenvolvimento profundo de um romance. Isso depende do subgênero que você está escrevendo. Por exemplo, no mercado internacional existe o suspense romântico, que mistura ambos os elementos.


Entretanto, é muito comum que, dentro de thrillers investigativos ou obras de suspense em geral, haja um par romântico contribuindo para o desenvolvimento dos personagens e da história.


Não deveríamos nos questionar por que esse casal quase sempre é heterossexual?


Pensando nisso — e sendo uma grande fã de qualquer literatura que envolve crime e suspense —, preparei uma lista de obras do gênero que trazem representatividade sáfica.


Separei os títulos entre livros nacionais e internacionais. Dentro dessa curadoria, você encontrará obras que dão maior ênfase ao crime/suspense e outras que misturam a adrenalina do gênero com um romance sáfico como pano de fundo.


Seja qual for a sua preferência, tenho certeza de que pelo menos um desses livros chamará sua atenção.


Obs: Antes de seguir para a lista, gostaria de deixar claro que não li todos os livros mencionados. Considere esta lista como uma seleção coletiva de próximas leituras. Para os livros que já li, incluí alguns comentários.


SUSPENSES SÁFICOS NACIONAIS


uma mulher e uma cidade. Capa do livro "quando os mortos falam" de Claúdia Lemes

Quando os mortos falam | Vencedor V Prêmio ABERST

Verena Castro pediu exoneração do cargo de investigadora na DHPP quando sua filha mais nova foi assassinada. Quatro anos depois, sua vida toma um rumo inesperado quando recebe o telefonema de um médium, indicando um corpo e sua localização.


Envolvida na investigação de forma clandestina com a ajuda do melhor amigo, Caio, Verena logo descobre que há um maníaco na cidade de São Paulo, replicando as cenas de homicídio mais perturbadoras dos filmes clássicos de horror – e a próxima vítima pode ser alguém que ela ama.


Nota da autora: o foco é no suspense, um clássico pros amantes de livros de serial killer. A protagonista, Verena, é casada com uma mulher, e apesar do foco não estar nas duas, acho um ótimo exemplo de como trazer representatividade no suspense.



Pulmão sangrando. Capa do livro "Recomenda-se andar acompanhada" de Tálita Heusi

Recomenda-se Andar Acompanhada | Semifinaslista V Prêmio ABERST

Ao ter o corpo de uma de suas vítimas encontrado e identificado pela primeira vez, Micaela — uma mulher inteligente e peculiar, focada na construção de sua carreira acadêmica (e homicida) — se intriga com a proximidade de Anna, a jovem universitária com um curioso interesse por histórias de serial killers — e que não imagina o quão próxima está de um.


Em outras circunstâncias, isso não seria um problema para Micaela: Há anos ela sabe como se livrar de relações indesejáveis. Mas Anna desperta algo nela que nenhuma outra pessoa foi capaz. E Micaela está curiosa para saber até onde essa atração pode levá-la.



Uma mão segurando um globo de neve com um avião e sangue cobrindo os dois. Capa do livro "Luzes de Emergência" de Julie Pedrosa.

Luzes de Emergência | Suspense com horror

Elena Garbacio não deveria estar à bordo do voo 3393.


A chance de fugir de uma noite infeliz surge com o pedido de uma amiga para trocar de escala. Ao invés de aproveitar sua folga, Elena aceita embarcar. Ela está convicta de que passar o Natal admirando as estrelas enquanto sobrevoa o Polo Norte é a concretização de seus desejos natalinos — até que as luzes de emergência preenchem a cabine de comando.


A noite de Natal se torna uma rota para a morte à medida que o avião despenca dos céus para o frio do ártico. Em meio aos destroços da aeronave e da neve que cobre o Polo Norte, Elena lidera a tripulação para manter os sobreviventes vivos até o resgate. Porém, nenhum treinamento seria capaz de prepará-la para o que veria naquele inferno glacial.


Nota da autora: o foco é no suspense/horror. Livro curto, de apenas 75 páginas, perfeito para ser lido de uma vez só (porque, uma vez que você começar, não vai conseguir largar). A protagonista, Elena, é lésbica e está envolvida com a piloto do avião.

Uma mulher loira olhando para o horizonte e uma mulher morena olhando para ela. Capa do livro "Os segredos que contei ao oceano" de Camilla Giordanno

Um emprego na área desejada (quase). Um namorado excelente (razoável). Amigos presentes (nem tanto). E uma vida social de dar inveja (em quem?). Isso é tudo o que Natalie tem antes de decidir fazer hora extra em um sábado, imaginando que isso impediria que o novo agente literário lhe demitisse. Ela só não esperava que “o novo agente”, seria na verdade, uma mulher estonteante que viraria sua cabeça de vida para baixo.


À medida que o romance entre Natalie e Eleanor evolui, repleto de descobertas e primeiras vezes, uma série de eventos estranhos começa a abalar a tranquilidade de suas vidas. Todas as pistas apontam para o futuro ex-marido de Eleanor; um homem misterioso que desperta medo e desconfiança em todos que o cercam. O único caminho para fora do caos é através dele, e antes que perceba, Natalie se vê perdida em um labirinto de mentiras, segredos e crimes, e uma decisão que pode destruir sua vida para sempre.

Duas meninas negras, uma olhando para frente e outra para o lado. Capa do livro "Me chame quando puder" de Englantine

Galia Cândido detesta a presença de Anya Nisha desde que tinha treze anos de idade.


Na escola, a rivalidade acadêmica alçou novos rumos que culminou em experiências universitárias bastante parecidas com o passado. E mesmo que Galia e Anya tenham idade o suficiente para resolver os problemas que as cercam, continuar com o relacionamento movido ao ódio é bem mais fácil do que buscar compreensão.


No entanto, em uma solitária e quente noite de janeiro, Anya sofre um atentado. Ainda que em um momento trágico, torna-se sobrevivente de um dos crimes mais conhecidos da região interiorana de Valência.


Os ferimentos sob a pele serão passageiros, mas a perda de memória grave de Anya abre um incômodo difícil de lidar em Galia; como sobreviver à cidade quando o perigo se mantém à espreita?


Nota da autora: este ainda está na fila de espera, mas já li outros livros da Englantine e sua escrita é super envolvente.

Navio cortando o oceano. Iceberg ao fundo. Duas garotas olhando em direção oposta. Capa do livro "Cruzeiro de Mentirosos" de Julie Pedrosa.

Cruzeiro de Mentirosos | Finalista 1º Prêmio Amazon de Literatura Jovem

O cruzeiro de formatura do colégio St. America deveria ser o ponto alto do ensino médio de Jade Lacerda, até um corpo despencar de uma das cabines direto para o Oceano Atlântico, tornando-a testemunha de um possível assassinato.


Os registros mostram que nenhum passageiro está faltando, e o comandante não está disposto a levar adiante as paranoias de uma adolescente. Inconformada, Jade inicia uma investigação para comprovar que algo macabro aconteceu no navio, justo no momento em que outros dois alunos somem misteriosamente.


Para impedir que seus sonhos acabem nas profundezas do oceano, ela precisa desvendar quem está querendo transformar o cruzeiro de formatura em uma vingança pessoal. Porém, a única pessoa que acredita em suas teorias é Rosaline Germano, a garota mais insuportável a bordo — e sua maior inimiga.


Nota da autora: esse é um suspense young adult (para jovens adultos) que mistura o suspense com um enemies to lovers de plano de fundo. Tem muitas referências a Titanic. A versão física vai sair pela Editora Flyve na Bienal do Rio de Janeiro em 2025, para entrar na lista de espera clique aqui.

ree

Uma oração para ninguém | Finalista do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica

Inaê Flores é escritora de suspense, famosa por deixar seus personagens em situações complicadas. Quando vence um concurso literário na melhor editora do país, a oportunidade sonhada se torna realidade. A escritora precisa entregar a melhor história, mas um evento sinistro do seu passado não para de bater à porta. Como nas tramas policiais, o relógio está correndo contra e o tempo, se esgotando.


Filha de Iemanjá, a escritora se refugia em uma cidadezinha a beira-mar para terminar o seu romance e de cara se apaixona por sua misteriosa vizinha, Júlia. O que ela não podia prever, é que sua estadia daria uma história digna de livros. A única diferença, é que agora, ela quem passará por um oceano de reviravoltas, imersa em mistérios, possíveis assassinatos, com os dois pés afundados na areia dourada da Praia do Diabo. A vida de Inaê se torna, a cada dia, mais sombria, bem parecida com a das suas próprias personagens.


SUSPENSES SÁFICOS INTERNACIONAIS


garota comendo um olho. Canibal. Capa do livro "Uma morte tão doce" de Kayla Cottingham

Há alguns anos, uma porcentagem da população sofreu o Esvaziamento, uma condição que faz os afetados terem apetite por carne humana. Felizmente, os cientistas do governo conseguiram desenvolver uma carne sintética capaz de saciar os Vazios e assim a sociedade pode esquecer os horrores dos primeiros dias da doença e a vida voltou ao normal ― ou quase isso.


Corta para um grupo de amigas viajando a caminho de um festival de música no coração do deserto. Zoey, Celeste, Val e Jasmine são Vazias e se reuniram para uma última diversão juntas antes de irem para a faculdade. No porta-malas, levam um cooler cheio de água tônica, vodca e carne humana sintética, prontas para curtir o final de semana perfeito, repleto de drinques, pegação e música boa ― até que uma delas fica fora de si no meio de uma festa e acaba devorando, literalmente, o integrante (babaca) de uma banda que acabaram de conhecer.


Conforme outras pessoas começam a desaparecer, as garotas percebem que há alguém querendo atingir Vazios como elas. E, se não descobrirem logo como parar isso, ninguém sairá do festival com vida.


Nota da autora: esse foi um dos meus lidos mais recentes e eu AMEI! Cinco estrelas. Tem um toque de suspense, mistério e histórias de zumbis/pandemia. Além da representatividade sáfica impecável, temos representatividade trans também muito bem trabalhada, além de que o desenvolvimento do livro é super envolvente e eu não consegui largar até que tivesse finalizado. O público alvo é jovens adultos.

Garota negra com o rosto escorrendo. Capa do livro "Onde repousam as mentiras" de Faridah Àbíké-Íyímídé

Sade Hussein vai iniciar o penúltimo ano do ensino médio na prestigiada Academia Alfred Nobel. A garota, que até então teve educação domiciliar, está decidida a ter um recomeço. Os infortúnios da vida não são estranhos a Sade, mas nem ela poderia prever o desaparecimento de sua colega de quarto, Elizabeth, logo após sua chegada. Muito menos que seus colegas passariam a suspeitar dela.


Em meio aos acontecimentos, Sade chama a atenção de um trio de garotas populares, conhecido por Profaníssima Trindade, e passa a fazer parte de seu séquito. Entre aprender mais sobre elas – especialmente Persephone, por quem Sade se sente inexplicavelmente atraída – e tentar recuperar o atraso nos estudos, Sade já tem muito o que fazer. E, quando parece que as pessoas não se importam o suficiente com o que aconteceu com a aluna desaparecida, cabe a Sade e ao melhor amigo de Elizabeth, Baz, investigar.


E então um estudante é encontrado morto. Enquanto Sade e Baz continuam tentando descobrir o que está acontecendo, a garota percebe que há mais segredos na Academia Alfred Nobel do que ela imaginava… Segredos tão perturbadores quanto os que ela própria mantém.


Nota da autora: comprei esse livro enquanto escrevia o artigo por indicação de uma seguidora! Já li outro livro da autora (Ás de espadas). Embora, na minha visão, o suspense não tenha sido desenvolvido de uma maneira tão interessante, recomendo a escrita.

copo com líquido rosa escorrendo como se fosse sangue. Capa do livro "How to find a missing girl" de Victoria Wlosok

How to find a missing girl (disponível apenas em inglês)

A year ago, beloved cheerleader Stella Blackthorn vanished without a trace. Devastated, her younger sister, Iris, launched her own investigation, but all she managed to do was scare off the police's only lead and earn a stern warning: Once she turns eighteen, more meddling means prison-level consequences.


Then, a year later, the unthinkable happens. Iris's ex-girlfriend, Heather, goes missing, too--just after dropping the polarizing last episode of her true crime podcast all about Iris's sister. This time, nothing will stop Iris and her amateur sleuthing agency from solving these disappearances.


But with a suspicious detective watching her every move, an enemy-turned-friend-turned-maybe-more to contend with, and only thirty days until she turns eighteen, it's a race against the clock for Iris to solve the most dangerous case of her life.

Menina com cabelo rosa e óculos em formato de fogo. Capa do livro "She's too pretty to burn" de Wendy Heard

She's too pretty to burn (disponível apenas em inglês)

The summer is winding down in San Diego. Veronica is bored, caustically charismatic, and uninspired in her photography. Nico is insatiable, subversive, and obsessed with chaotic performance art. They're artists first, best friends second.


But that was before Mick. Delicate, lonely, magnetic Mick: the perfect subject, and Veronica's dream girl. The days are long and hot full of adventure and soon they are falling in love. Falling so hard, they never imagine what comes next. One fire. Two murders. Three drowning bodies. One suspect . . . one stalker. This is a summer they won't survive.

Mulher tocando violino e sangue escorrendo pela capa. Capa do livro "Requiem for immortals" de Lee Winter

Requiem for immortals (disponível apenas em inglês)

What would make the most dangerous ice queen of them all, ruthless underworld assassin Requiem, hesitate?


Professional cellist Natalya Tsvetnenko moves seamlessly among the elite where she fills the souls of symphony patrons with beauty even as she takes the lives of the corrupt of Australia’s ruthless underworld. The cold, exacting assassin is hired to kill a woman who seems so innocent that Natalya can’t understand why anyone would want her dead. As she gets to know her target, she can’t work out why she even cares.


Essas foram minhas indicações! Se você tiver alguma sugestão de livro de suspense sáfico, compartilhe nos comentários — vou adorar adicioná-lo à minha lista de leitura.


Aliás, sou autora de suspenses com representatividade sáfica, se você quiser conhecer um pouco mais sobre os meus livros, clique aqui.


Comentários


bottom of page