top of page

Como começar a ler em uma língua estrangeira?

Atualizado: 17 de dez. de 2024



Prateleira de livros

Eu comecei a ler em inglês na pandemia, quando eu decidi alcançar a minha fluência a qualquer custo. Era um projeto na vibe 5 anos em 5 meses, em que eu faria uma imersão 100% na língua até aprender na marra.


Nessa, me meti em um grupo de leitura da faculdade que lia livros YA em inglês. Eu nunca tinha lido um livro inteiro em inglês e meu maior medo era não entender nada, e foi meio o que aconteceu mesmo.


Lembro que o primeiro livro eu terminei de forma penosa, pesquisando um bocado de palavras e desconsiderando algumas partes por preguiça de pesquisar, mas eu entendi o contexto. Eu sabia sobre o que o livro falava, por mais que na reunião do grupo de leitura eu tenha me dado conta de que perdi algumas entrelinhas importantes por conta da minha falta de habilidade.


A teimosia é meu forte, então continuei lendo. No primeiro ano, estudei inglês com uma professora particular e por conta própria. No segundo, não pude continuar com as aulas e estudei sozinha, focando em ler e conversar com pessoas nativas.


Ler em inglês aumentou meu vocabulário e naturalizou meu diálogo, que costumava ser muito engessado. De repente, eu sabia falar coisas sem nem saber direito onde tinha aprendido — até me dar conta de que aquela frase que eu reproduzia tinha saído de The Seven Husbands of Evelyn Hugo.


Quando eu decidi aprender espanhol, foi o mesmo processo: imersão total na língua. Troquei o idioma do meu celular, me meti no Duolingo, e baixei uma quantidade exorbitante de livros em espanhol, dando preferência para livros pequenos de gêneros que eu gostava e sabia que a linguagem seria mais simples.


E se você quer começar a ler mais livros em línguas estrangeiras, eu tenho alguns conselhos de amiga pra te dar!


1º conselho: escolha livros YA e/ou livros mais curtos.

Livros YA têm frases mais simples e curtas, o que ajuda na leitura. Nessa mesma lógica de "facilidade", contos, noveletas e obras menores são bons aliados quando você está criando um ritmo de leitura em outra língua.


2º conselho: escolha um livro que você já tenha interesse em ler e compre a versão na língua estrangeira que você deseja.


3º conselho: para quem gosta, quadrinhos e graphic novels são ótimos porque combinam texto e imagem, além de não terem grandes blocos de texto.


4º conselho: leia no Kindle e traduza palavras que você não sabe.

No Kindle, você tem a opção de traduzir. É apenas selecionar a palavra, clicar em dicionário e mudar para “traduzir”. Super fácil e prático. Dessa forma é só selecionar a palavra no Kindle mesmo que aparece a tradução logo embaixo, você nem precisa se dar o trabalho de procurar.


Embora tenha essa opção, eu sugiro que se você não conhece uma palavra, use a opção “dicionário”, onde o Kindle te explica, na língua estrangeira que você está lendo, o que significa aquela palavra. Entender essa palavra com uma explicação em outra língua é bem mais interessante do que só traduzir.


5º conselho: opte por histórias que você já conhece. Que tal reler aquela história maravilhosa, mas em outra língua?


6º conselho: para treinar a escuta, opte por audiolivros.

Audible e Skeelo estão aí para te ajudar. Você pode encontrar alguns audiolivros gratuitos no Spotify também.


7º conselho: seja paciente consigo mesmo e não tente entender tudo.

O importante é você entender o contexto. Mesmo que não conheça a palavra, pela leitura do texto completo você talvez entenda o que o autor quis dizer. Não desista!



capa do livro Luces de Emergencia. Uma mão segurando um globo de neve com um avião caindo. Autora Julie Pedrosa.

Se você quer treinar o seu espanhol, não posso deixar de te convidar para ler Luces de Emergencia, o meu conto sobre um avião que cai no Polo Norte na noite de Natal, com um assassino a bordo! O livro acaba de ser traduzido para o espanhol e vai ser lançado dia 20 de Dezembro pela Amazon, em formato e-book.


Se você quiser dar uma olhada, a versão em português já está disponível aqui.



Boa sorte na jornada literária bilingue, espero que os meus conselhos tenham te ajudado a dar os primeiros passos! Afinal, se os outros podem, porque você não?


Hasta luego!


 
 
 

Comentários


bottom of page